sexta-feira, 20 de junho de 2014

30º Feira do Livro de Canoas

Entre os dias 31 de maio e 14 de junho, Canoas foi sede da  sua 30º Feira do Livro. A feira que é considerada a segunda maior do estado, segundo a Câmara Rio-grandense do Livro, teve participações especiais dos escritores Alan Pauls, Zuenir Ventura e Adriana Calcanhotto, que autografaram livros e conversarão com o público.
Este ano os visitantes da feira foram surpreendidos com o “Caminho das letras”, a passarela que liga a estação do Trensurb ao calçadão de Canoas, ganhou uma decoração especial, totalmente adesivada indicando aos pedestres o caminho para a feira.
Nesta edição, a função de xerife foi ocupada por três atores e músicos do “Grupo Crionças” que recebiam os visitantes com versos musicados dos escritores convidados.

Abaixo imagens do evento:








Veja a entrevista realizada com os visitantes e comerciantes que participaram da feira este ano:

terça-feira, 10 de junho de 2014

Um ano depois, as manifestações de 2013 são tema de livro e documentário


Divulgação Tomo Editorial
#Protestos Analises das Ciências Sociais é o título do livro lançado na última sexta-feira (6) no Simpa. Escrito pelo professor  de sociologia da UFRGS, Antonio David Cattani, o livro traz uma analise das manifestações ocorridas em 2013. De acordo com o autor, a ideia do livro surgiu de um debate sobre os protestos promovido pelo Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), com a participação de estudantes, manifestantes e professores. Na avaliação de Cattani, os protestos de 2013 são diferenciados em relação a outros movimentos ocorridos no Brasil, como o “Fora Collor” e os contra a ditadura. “Também não é cópia dos que aconteceram no Exterior”, esclarece o professor.

O livro estará disponível para venda no lançamento e também nas livrarias Cultura e Terceiro Mundo, da UFRGS, ao preço de R$ 27


Um ano após as manifestações, o jornal Folha de São Paulo lança o documentário Junho o mês que abalou o Brasil. O documentário, que já esta nos cinemas, propõe uma reflexão sobre as reais mudanças alcançadas pelos movimentos e deixa uma pergunta: Amanhã vai ser maior?
Assista o trailer:



Fontes:
Sul21

Os hábitos culturais dos brasileiros em 2013

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Pró Livro o número de leitores vem crescendo bastante e a leitura é a atividade cultural mais praticada entre os brasileiros, em 2013 os leitores chegaram há um percentual de 35%, superando outras atividades como o cinema 28%, apresentações musicais (22%), peças de teatro (11%), exposições de arte (8%) e espetáculos de dança (7%). Desde o início do levantamento realizado pela Fecomércio, em 2007, a leitura de livros tem se destacado como atividade cultural mais citada entre o público.